Você já tentou definir objectivos específicos para a sua vida e não conseguiu cumprir?

Afinal será mesmo uma ciência a definição de objectivos!?

Pois eu não sei se é ou não uma ciência, mas acredito que, depois de ter observado muitas pessoas e a forma como atingem os seus objectivos nas várias áreas da sua vida, existe um padrão que merece bastante atenção.

A definição de objectivos é extremamente importante na nossa vida e ajuda-nos a estabelecer um foco muito maior na nossa vida. Foca-nos naquilo que queremos e na aquisição de estratégias para alcançar os objectivos. E como já devíamos todos saber, para onde vai a nossa atenção flui a nossa energia.

definir-objectivos

Eu costumo falar em definição de objectivos para as várias áreas da nossa vida. Costumo propor aos meus clientes que definam objectivos para a área física (saúde, níveis de energia, corpo, peso, imagem corporal); área emocional (a forma como se relacionam consigo e com os outros, nos vários relacionamentos); área mental (relacionado à forma como pensam, crenças, convicções); área financeira (forma como se relacionam com o dinheiro, quanto querem ganhar) e ainda a área mais ligada ao propósito de vida (relacionada com o significado mais profundo para a vida, as intenções mais profundas para as suas vidas, e a forma como se imaginam a dar o seu maior contributo ao mundo).

 

Uma recomendação que gosto especialmente de dar sobre as nossas intenções mais profundas ou propósito de vida

Uma das formas de dar mais força aos nossos objectivos por mais simples que eles sejam de concretizar e ligá-los aos nossas intenções mais profundas, é ligá-los a coisas que são extremamente importantes na nossa vida e de como isso poderia transformar e alavancar as nossas intenções mais profundas.

Por isso recomendo sempre que alinhemos os nossos objectivos com os nossos propósitos ou intenções mais profundas para cada área da nossa vida. Se achar interessante e quiser aprofundar esta temática, pode ler este artigo aqui sobre propósito de vida.

Reparem que esta questão é bastante individual e cada pessoa tem a sua forma específica de se relacionar com ela. Não existe certo nem errado. Costumo trabalhar com pessoas alertando-as que esta é uma forma de traçar objectivos para as suas vidas, mas que a sua forma é a que mais importa seguindo este modelo que lhe irei explicar. Peço também que não façam qualquer tipo de julgamento e que sonhem o mais que puderem, e posteriormente já iremos deixar para segundo plano a forma como iremos definir estratégias para chegar aos sítios pretendidos.

 

A primeira grande tecnologia e bastante conhecida como SMART.

Já ouviu falar em objectivos SMART? Pois bem, esta foi o ponto de partida para várias jornadas incríveis na minha vida e que tenho partilhado de forma consistente na minha vida ao longo dos vários anos. Foi desenvolvida nos anos 70 tem-se mantido até aos dias de hoje.

Diz-se que um objectivos SMART tende a ser mais facilmente atingido e mantém as pessoas mais focadas em atingi-lo.

definir-objectivos-smart

Irei então explicar quais as características que os objectivos devem ter para que sejam mais facilmente concretizáveis. Eles devem ser:

  • Específicos: Ao olhar para a descrição de um objectivos, qualquer pessoas deve perceber de forma precisa do que estamos a falar.
  • Mensurável: Tem que ser possível de medir. Deve ser possível saber se estamos a evoluir no nosso objectivo, e saber quando o atingimos. Por vezes existem objectivos envolvem pequenas tarefas e a sua forma de medir é apenas se foi ou não atingido.
  • Accionável: Ele deve depender de mim para estar em andamento.
  • Realista: Ser realista significa que a pessoa acredita nesse objectivo. Não vale a pena propomos determinados objectivos se lá no fundo não acreditamos neles.
  • Temporal: Sim, esta é muito importante e a maioria das pessoas esquece-se. O objectivo tem que ser definido no tempo, tem que ter uma data limite. Caso contrário o nosso inconsciente, apercebe-se que tem tempo e desta forma não vai mobilizar os recursos que achar necessário. Não esquecer.

Agora que já tens uma metodologia, para definir os teus objectivos nas várias áreas, espero que passes para a acção e ponhas no papel. Escreve da forma mais poética que achares, pois afinal são os teus objectivos.