A minha opinião sobre a sua missão de vida

Será que o tema missão de vida é assim tão complicado?

Uma das questões mais badaladas acerca do potencial humano, está relacionada à missão de vida individual ou colectiva. Existem imensas teorias acerca desta temática, e muitas opiniões contraditórias.

A minha opinião mais sincera prende-se com a forma como cada pessoa se relaciona com essa questão e se de uma forma geral limita ou facilita um processo geral de desenvolvimento pessoal, na teoria e aplicado na prática. Portanto hoje irei dar a minha opinião sobre esta temática e espero poder ajudá-lo de alguma forma.

encontrar-a-missão-de-vida

Acredito que todos neste mundo viemos com talentos e dons especiais ou que durante a evolução em vida desenvolvemos um conjunto de skills e aprendizagens que nos permitem ter um aprendizado significativo que pode ser colocado ao serviço de outros. Normalmente quando as pessoas dizem fazer isto na sua vida elas sentem-se e referem sentimentos de felicidade e alegria.

E também acredito que todos os seres humanos têm um conjunto específico de necessidades, para além das fisiológicas, que nos podem dar uma direcção forte para o caminho a percorrer.

De uma forma geral, a nossa missão de vida está ligada no meu entendimento a uma primeira instância de evolução. Acredito que uma das coisas mais comuns a cada ser é a evolução.

Numa parte importante da evolução e gosto de colocar as “grandes inferioridades” da pessoas. Uma das grandes aprendizagens que a vida nos pode dar e estar ligada a nossa missão é a forma como encaramos as inferioridades, a forma como nos relacionamos com elas e em suma as estratégias que podemos desenvolver para superar e alavancar todas essas aprendizagens, para proveito próprio ou proveito da sociedade em geral.

Estar em paz com todas elas, e as aprendizagens que daí decorrem são talvez pérolas importantíssimas para a nossa vida.

Lá atrás quando me referia às “grandes inferioridades”, na verdade elas apenas eram percebidas dessa forma em determinado momento da história porque no futuro elas podem ser grandes trunfos e poderes inigualável para servir grandes feitos pessoais e colectivos.

Vemos pessoas que levam vidas de luta, sem nunca tentarem novas aprendizagens ou alternativas de lidar com as “ditas inferioridades”. Isso coloca-as em estado de sofrimento e tristeza, sem nunca pedirem ajuda ou tentarem forma alternativas. Dessa forma adiam sucessivamente aquilo que poderia ser uma fase de alavancagem.

Esta é uma parte da missão! E a outra parte.

Outras das questões que acho que deve fazer parte da da nossa missão está relacionada com aquilo a que consideramos mais importante para a nossa vida, aquilo que são desejos profundos e intenções grandes para a nossa vida.

qual-a-intenção-vida

Vê mos coisas que nos dizem muito, que apreciamos e que gostamos. De uma forma geral viver essas coisas, tê-las na nossa vida, de uma forma equilibrada e satisfazendo as nossas necessidades psicológicas são uma grande guia a seguir.

Acredito que pode ter várias missões para as nossas vidas. Dependendo da nossa área de actuação ou contexto em que estejamos podemos ter intenções mais precisas.

Para mim falar de missão de vida, propósito de vida ou grandes intenções para o mundo é o mesmo conceito, pelo que é de extrema importância termos na nossa vida tempo e espaço para reflectirmos acerca deste assunto. Se precisar de apoio sobre as áreas da missão ou propósito veja livro e blogs sobre esta temática, sendo que uma recomendação pode o site http://mypropositodevida.com/.